Engenharia e Construção
Empresa de Engenharia e Construção, a SurValoros é formada por quadros de engenharia oriundos das maiores construtoras de Portugal, com uma vastíssima experiência consolidada em mais de 30 anos de profissão na gestão de empreendimentos de elevada complexidade construtiva, designadamente na construção civil onde se podem destacar:
- Construção de aeroportos
- Construção de hotéis
- Construção de edifícios habitacionais
- Construção de escolares
- Construção de escritórios e industriais

É também de destacar as obras públicas onde os quadros da Survaloros solidificaram o seu profundo expertise na área que hoje são postos em prática internamente. Neste leque incluímos também trabalhos de geotecnia e fundações especiais e, também, exploração de pedreiras e fabrico de agregados para betuminosos e betões.
São exemplo destas obras públicas as seguintes infraestruturas:
- Barragens
- Vias rodoviárias e ferroviárias
- Pontes
- Linhas e estações de metropolitano, etc.
Pré Fabricação
De realçar a experiência dos quadros da SurValoros em obras de grande complexidade técnica e de logística, designadamente na concepção, investimento, construção e operação de uma fábrica de fabrico de 1032 vigas em betão pré-esforçado com pesos entre 40 e 75 tons, para os 9 Km do Viaduto Sul, parte integrante da Ponte da Lezíria no Carregado.
De realçar a experiência dos quadros da SurValoros em obras de grande complexidade técnica e de logística, designadamente na concepção, investimento, construção e operação de uma fábrica de fabrico de 1032 vigas em betão pré-esforçado com pesos entre 40 e 75 tons, para os 9 Km do Viaduto Sul, parte integrante da Ponte da Lezíria no Carregado.

Tal permitiu o fabrico médio geral de 4 vigas diárias ao longo de 12 meses de trabalho.
De igual forma se dá destaque à execução de grande parte dos cerca de 20.000 Blocos ANTIFER para a empreitada de Ampliação do Molhe Leste do Porto de Sines entre 2001 e 2003, com produções médias diárias de 80 Blocos, cuja responsabilidade pela Linha de Fabrico coube a um dos quadros técnicos da SurValoros que participa na Área Técnica da presente proposta.
Destacamos também a vastíssima experiência da equipa da SurValoros na Área da Tecnologia dos Betões que, desde 1982, criando e desenvolvendo o Departamento de Betões da então ENGIL, S.A., inovaram e aperfeiçoaram métodos teóricos e práticos que permitiram o encontro de soluções inovadoras para os grandes desafios nacionais e internacionais da empresa.
Desde então, a equipa esteve envolvida no fabrico de mais de 5 milhões de m3 de betões das mais variadas características, incluindo os de elevada densidade (magnetites).

Blocos ANTIFER para a empreitada de Ampliação do Molhe Leste do Porto de Sines entre 2001 e 2003.
Das mais variadas características, incluindo os de elevada densidade (magnetites).
De sublinhar também a Barragem e Circuito Hidráulico do Lindoso onde se produziram, desde a exploração de pedreira própria passando pelo fabrico dos agregados, cerca de 650,000 m3 de betões, dos quais cerca de 130,000 m3 betonados em regime contínuo no Túnel da Restituição durante 11 meses, situação singular à escala mundial naquela época (1991).
Mais recentemente (2005/2007), a equipa esteve envolvida na logística, fabrico e controlo de qualidade dos cerca de 400,000 m3 de betão produzido, através de 4 centrais de betão, na obra da Ponte da Lezíria e, ainda mais recentemente (2009/2011) em parte muito significativa dos cerca de 1,100,000 m3 também produzidos em obra para o complexo de barragens do Baixo Sabor, constituído por 2 escalões integrados no mesmo projeto energético.
Investigação e Desenvolvimento de Sistemas Construtivos
Desenvolvemos, em parceria com outras entidades públicas e privadas, sistemas inovadores de construção sustentável, com o objetivo fundamental de, a breve trecho, se materializarem modelos construtivos ?modulares? que cumpram, nomeadamente os seguintes parâmetros essenciais: EM REVISÃO
- Redução drástica da pegada ecológica produzida por m2 de construção e/ou Utente;
- Simplicidade do sistema construtivo;
- Versatilidade arquitetónica e funcional das construções;
- Acréscimo de conforto térmico, acústico e qualidade do ar;
- Otimização de consumos energéticos e de água;
- Acréscimo de resistência a fenómenos sísmicos e aos ventos resultantes das alterações climáticas;
- Durabilidade e possibilidade de transladação das construções para outros locais;
- Redução dos prazos de construção;
- Redução de recursos humanos, através da redução de funções e respetiva especialização tecnológica;
- Economia no custo do m2 de construção.